quinta-feira, 17 de abril de 2014

COMUNIDADE NA ESCOLA

Com projetos institucionais, leve a comunidade para a escola

| Direção - Sonia Abreu, Gestão Escolar
Foto: Gabriela Portilho
Atividades bem programadas ajudam a abrir os portões para pais e responsáveis
Que sensação gostosa ter a escola preenchida pela presença dos pais, em pleno final de semana, durante os projetos que a equipe desenvolve com muito trabalho árduo, não é mesmo? Sabemos o quão difícil é atingir essa proeza até mesmo quando realizamos uma reunião de pais no horário em que teoricamente todos podem participar.
Se o nosso objetivo é promover uma gestão participativa com os pais e responsáveis, necessitamos de meios que os leve a compreender o significado de sua presença na escola, que faça com que eles se sintam integrantes dessa instituição. E os recursos que mais têm nos ajudado nisso são os projetos institucionais.
Interessada em assegurar a participação contínua dos pais, a equipe escolar elaborou um calendário para o ano logo nas primeiras reuniões de Hora Atividade Coletiva (HAC). Esse trabalho foi feito junto com os integrantes do conselho e contempla os projetos institucionais que serão realizados ao longo de 2014.
Muitas dessas iniciativas já são comuns na escola e foram sendo consolidadas pela adesão e participação expressiva dos responsáveis nos eventos. Agora, incluímos dois novos projetos que acontecerão em dias letivos: a 1ª Feira de Livros e o aniversário de 10 anos da EMEF Professora Hilda Weiss Trench.
Compartilho abaixo alguns projetos que temos desenvolvido com resultados significativos:
- Dia Nacional do Livro Infantil / Feira de Livros – A data é comemorada em 18 de abril, mas nosso evento será um pouco antes, no dia 11, e será aberto aos pais e à comunidade. Teremos exposição de livros infantis, contadores de história e apresentação dos alunos. As crianças vão declamar textos de poetas locais, fazer dramatizações e mostrar cantigas de roda. Com isso, queremos resgatar o gosto pela leitura e o prazer em ler um bom livro.
- Família na Escola – No dia 9 de maio, os alunos farão uma apresentação para os familiares presentes. O trabalho está sendo desenvolvido pela equipe de voluntários da Apec, que aborda com os estudantes uma série de valores morais.
- Aniversário de 10 anos da EMEF Professora Hilda Weiss Trench – De 2 de junho a 12 de setembro, o objetivo é que todos conheçam a patronesse da escola e sua história, a importância dessa escola na comunidade local e a sua missão. No último dia, os alunos farão uma apresentação e a exposição de trabalhos para os pais e a comunidade.
- Aniversário de Itapetininga – Envolve a participação dos alunos nas oficinas de percussão e nas atividades do desfile que acontecerá no dia 5 de novembro com a fanfarra mirim da escola, ginastas com coreografia e alegorias. Esse projeto está instituído desde 2006 e desperta grande interesse dos alunos.
- Projeto Ciências – Com o tema “Água: o tesouro da Terra”, ele vai acontecer de 14 de julho a 6 de dezembro. Desde 2009, apresentamos os temas trabalhados anteriormente e continuamos de onde paramos. Como produto final realizamos a Feira de Ciências onde os pais e a comunidade são convidados a participar. Procuramos trazer palestrantes para a abertura e anunciamos a exposição de trabalhos realizados pelos alunos.
Todos esses eventos estão conectados com os conteúdos complementares que por sua vez estão ligados aos conteúdos programáticos previstos em cada série/ano. Eles também estão inseridos no projeto político-pedagógico (PPP), visto como um dos instrumentos mais importantes de nossa escola.
E vocês, diretores, quais projetos institucionais desenvolvem em sua escola? Gostaria muito que compartilhassem suas experiências para podermos trocar ideias.
Um grande abraço,
Sonia Abreu

Fonte: ABREU, Sônia. REVISTA NOVA ESCOLA. Disponvível em: http://gestaoescolar.abril.com.br/blogs/na-direcao-certa/2014/04/09/com-projetos-institucionais-leve-a-comunidade-para-a-escola/. Acesso em: 17 de abr de 2014.

Comentário:  A participação da comunidade na escola é importante, pois pode influenciar no desempenho do aluno. Pesquisas mostram que o aprendizado dos alunos é maior nas instituições cujos diretores dão mais importância a participação dos professores na elaboração do plano pedagógico e são mais abertos às sugestões e propostas da comunidade. A participação dos pais e membros da comunidade nas decisões da escola fortalece a sintonia e permite troca de informações relevantes entre escola e família, além de contribuir para elevar o engajamento da comunidade na manutenção da unidade escolar.

2 comentários:

  1. Se faz muito importante a participação da comunidade junto da escola pois dali são de onde são tirados os maiores responsaveis pelo desenvolvimento da escola que são os próprios alunos e com essa participação da comunidade faz com que eles juntos dos pais se sintam mais acolhidos, e essa ação de acolhimento tem que partir dos gestores escolares através de projetos pedagógicos que tragam a comunidade para dentro dos muros escolares.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Fryda pela matéria. Integrar pais, família, alunos e comunidade proporciona um trabalho conjunto, favorecendo o melhor desenvolvimentos de planos na educação escolar. Planejando assim, uma forma adequada de atender os alunos e contribuindo para a formação de cada discente de acordo com a necessidade de cada um.

    ResponderEliminar