Nos bebês o sentido da audição já começa a ser desenvolvido a partir do quinto mês de estação, quando eles escutam dentro da barriga da mãe os sons do corpo e sua voz. A perda na capacidade auditiva, por menor que seja já impede no desenvolvimento da criança no que diz respeito ao recebimento de informações sonoras que são essenciais para o aprendizado da linguagem.
Por isso se faz importante a detecção precoce de algum problema auditivo em crianças através do Teste da Orelhinha ou Triagem Auditiva Neonatal. Esse teste é um exame rápido e indolor, realizado logo ao nascer, no segundo ou terceiro dia de vida do bebê, e consiste na colocação de um aparelho conectado a um computador na orelha do bebê que emite sons com intensidade baixa e recolhe as respostas que a orelha interna do bebê produz.
Crianças até seis meses de idade que realizam esse exame e têm um diagnóstico com deficiência na audição, quando recebem tratamento especializado, com intervenção fonoaudiológica, podendo desenvolver linguagem próxima a de uma criança ouvinte. No entanto, a maioria dos diagnósticos acontece tardiamente nas crianças, prejudicando assim o desenvolvimento emocional, social, cognitivo e de linguagem.
Portanto, o Teste da Orelhinha é algo fundamental ao bebê, já que os problemas auditivos afetam a qualidade de vida da criança, interferindo no processo da fala, tendo dificuldade em ouvir ou se expressar e, com isso, sentindo mais dificuldade em se socializar.
Verdade, Fryda. O exame é extremamente importante e deve ser feito poucos dias após o nascimento. A descoberta precoce faz com que o desenvolvimento comunicativo dessas crianças não seja prejudicado e além de servir para apontar deformidades que possam ser corrigidas por meio de cirurgias.
ResponderEliminarEste enxame é muito importante. É de extrema importância também que o governo foque nesse tema. Já temos propaganda sobre o teste do pezinho. Como a Luziana citou, o diagnóstico precoce é fundamental para que a criança não seja prejudicada, e possa ter a chance de passar por algum tratamento.
ResponderEliminar